Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Na era da internet


Lucas Alves

Quer acompanhar a série Grey's Anatomy sem ter que assistir a TV sem criatividade e estabilidade que você tanto critica? A oportunidade está aí. O SBT, próximo ao seu aniversário de 29 anos, lança uma novidade. A partir da próxima segunda-feira (02/08), o site da emissora disponibilizará um capítulo da segunda temporada da série por dia, cada um disponível por 48 horas e com versão dublada e original.
O projeto, tocado por Renata Abravanel, filha de Silvio Santos, surge como ideia para turbinar o site da emissora, nessa era dos internautas da qual todos fazemos parte.
Em breve a novidade se estende ao jornalismo, com edições completas, e às novelas da casa. Agora é conferir!

(Fonte: Daniel Castro)

A terceira Fazenda



Lucas Alves

E a Record vai insistir com a Fazenda. E o curioso é que não acho difícil que seja sucesso. A terceira edição está deixando telespectadores interessados bem afoitos por descobrir quem serão as "celebridades" que irão sofrer tais privações inovadoras.
Pelo que se diz na internet (e nessa época muito chute acontece, então não precisa acreditar) é que o ex-jogador Viola (quem?), o ator Sérgio Abreu (ex- Globo, Record e SBT), Carlos Carrasco (maquiador), Sérgio Malandro e Monique Evans devem participar.
Entre tais nomes, o de Sérgio Abreu me surpreende. Tal exposição não combina com o ator, com o estilo que tem apresentado em seus trabalhos. Seria melhor ir fazer novela.
Brito Jr. está próximo, batendo à sua porta.

Estréia hoje!


Lucas Alves

Logo mais à noite a Band estreia o programa "Busão do Brasil", sob o comando de Edgar Picolli. Doze participantes viajarão por vários estados brasileiros, passando por provas e eliminações, para tentar buscar em São Paulo, em Outubro, R$ 1 milhão.
Prêmio gigantesco e proposta interessante para a emissora. O apresentador, que já tem uma facilidade com programas jovens, estará, nas sextas-feiras, ao vivo, mostrando, direto de São Paulo, os pontos fortes da semana dos competidores.
Inovador? Talvez não, mas merece um crédito, pois vai depender do clima que se instalar, dos participantes, entre muitos outros pontos. Enfim, é hoje, na Band.

(Fonte: OPlanetaTV)

domingo, 25 de julho de 2010

O Formigueiro


Lucas Alves

Essa é a vez de Marco Luque. Hoje, domingo, em um horário que a Band não costumava entrar na disputa por audiência, às 19 horas, estreia seu programa O Formigueiro.
Da mesma produtora do programa CQC, a atração também tem como base o humor. Com o lema "aconteça o que acontecer, faremos você se sentir bem", acontecerão provas com famosos, entrevistas e demonstrações científicas. Parece bem legal, a faixa horária também é interessante. Uma disputa boa vem por aí. Não podemos esquecer que essa produtora levantou a Band (ainda com A Liga) e tem nosso voto de confiança!

(Fonte: Adjorisc)

Sequestro e produto


Lucas Alves

Ontem, sábado, o jornalista Roberto Cabrini surpreendeu pelo Twitter. Ele, que comanda o "Conexão Repórter" (SBT), disse que ficou, juntamente com seu produtor e seu cinegrafista, dois dias sequestrado pelas FARC, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Mesmo assim, a reportagem sobre a guerrilha foi produzida.
De acordo com Cabrini, o crime não foi revelado antes pra não atrapalhar o desenvolvimento da reportagem.
A matéria especial sobre as FARC deverá ser exibida em duas ou três semanas.

(Fonte: NaTelinha)

Quem chega mais rápido leva


Lucas Alves

O que se vê no Programa do Gugu (Rede Record) é a tentativa de se ver mais próximo do público, de seus interesses, e isso é muito bom. Nessa ideia a atração tem citado com muita frequência Justin Bieber, o novo astro teen das paradas musicais e do coração das adolescentes.
Tirando da gaveta atitudes do passado Augusto Liberato pretende até montar uma banda de garotos com franjas e cabelo redondo.
Acontece que Eliana (SBT) foi mais rápida. Não vai criar novos sucessos da rádio, não é isso. Ela conseguiu uma entrevista com o garoto, coisa que o loiro concorrente está tentando dia após dia. Em breve esta matéria deve ir ao ar e enquanto isso o convite para participar do programa da concorrência ainda não pôde ser feito.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Guerra das 18h


Lucas Alves

Ratinho é um lutador. E nem to falando pelo jeito com que ele gritava com os bandidos na TV antigamente. A questão até passa por aí.
Seu programa, feminino, no horário das 18h, não está agradando. É triste, e inimaginável, mas chega, em algumas ocasiões, a perder pra Gazeta. Feminino perto do que era pra ser, a atração se perdeu. Silvio Santos então teria oferecido ao parceiro o horário das 22h quando terminasse a novela Ana Raio e Zé Trovão. A ideia é que o velho Ratinho seja resgatado. Um gênero discutível, criticável, mas único na TV e que ninguém consegue repetir o antigo sucesso. Acontece que Carlos Massa, o dito cujo, não aceitou. Afirma querer brigar no horário em que está. Há aí um orgulho louvável em não querer abandonar a guerra, mesmo que para isso tenha que reformar todo o Programa do Ratinho. Já notou a diferença?

Ex-polegar


Lucas Alves

Rafael Ilha, ex-Polegar, frequentemente estampa as notícias da TV devido ao seu envolvimento com drogas. Suas idas e vindas, com passadas por tentativas de suicídio já são conhecidas. Caso é que com o tempo apenas uma pessoa foi ficando com paciência para tratar do assunto na televisão. Sua amiga Sônia Abrão é do tipo que persiste, que cuida, que tenta proteger. E esse é um ponto muito interessante, uma amizade visível e que mesmo complicada, é eterna.
Pois é, a apresentadora da RedeTV está escrevendo o roteiro de um filme baseado na história do músico com base em um livro escrito pelo próprio. A direção será do diretor da apresentadora, também seu irmão, Elias Abrão. Para interpretar o protagonista teremos ele mesmo. Vejo como um desafio, mas algo legal para ser tratado, além de uma atitude de empenho forte vindo da apresentadora.

(Fonte: Folha)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Novos trabalhos


Lucas Alves

Você ainda se lembra de Angélica atuando em Um Anjo Caiu do Céu? Acho que foi essa mesmo a novela que contou com a participação dessa, que, na minha opinião, é a melhor apresentadora da nossa televisão. Lamentavelmente mal aproveitada em sua emissora. Ela já passou por filmes e até foi noticiado que faria o filme-biografia de Silvio Santos, informação que foi negada pela própria.
Sobre seu desempenho como atriz, não sei. Não tenho base para julgar, nem mesmo me lembro com propriedade de todos esses seus trabalhos. Agora poderemos ter esse contato.
A loira deverá participar do projeto "As cariocas", uma nova série da Rede Globo. Seu marido, o Huck, deve participar do mesmo episódio que a amada. Vamos ver no que vai dar. Quero ver.
Essa atração ainda conta com Gabriel Braga Nunes e Lavínia Vlasak (saídos da Record), além de Luciana Vendramini (no ar em "Uma Rosa Com Amor).

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Não é pegadinha


Lucas Alves

A TV perde hoje um de seus nomes. Morreu nesta sexta-feira às 9 da manhã, o Gibe, conhecido pelas pegadinhas do Programa Silvio Santos. É mais um amigo do patrão que o deixa um pouco mais só.
Para o pessoal que nasceu antes de mim e chegou a acompanhar o Palhaço Bozo, lembro que ele era o Papai Papudo, que criou o famoso bordão da época "5 e 60".
O último trabalho do humorista foi em " A Turma do Didi " da Rede Globo. O SBT, em seu site, lamentou o falecimento do amigo, mais do que funcionário.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Criatividade reconhecida


Lucas Alves

Para quem estuda comunicação essa novidade pode ser interessante ou causar vontade de estar junto no projeto, o que é ainda mais instigante.
A Rede Globo teria dado início a produção de um reality intitulado de “É Tudo Nosso”. O programa, produzido sob sigilo, irá confinar jovens criativos, que, em 24 horas, deverão elaborar um roteiro de dramaturgia para a emissora. Isso é muito curioso, a emissora, sendo muito forte nesta área, abriu um espaço para, de certa forma, aproximar o assunto do público.
A equipe do programa já estaria selecionando, apenas em faculdades paulistas (o que é uma pena), os oito estudantes que participarão do reality. Os jovens deverão ter idade entre 18 e 24 anos e serão submetidos a um teste de vídeo no próximo dia 26. Vence o programa o participante que produzir o melhor texto, que deverá ser dramatizado futuramente.
Segundo a jornalista Keila Jimenez, a gravação do novo reality está prevista para o mês de setembro. Acontece que quando procurada, a Globo diz desconhecer qualquer projeto parecido. O que é natural, não combina com a postura da rede deixar vazar esse tipo de notícia, de projeto, de novidade.
Se chegar à realidade, o programa promete ser bem legal.

(Fonte: NaTelinha)

sábado, 10 de julho de 2010

Nem todos são legendários


Lucas Alves

É, parece que houve uma reunião na Rede Record para definir rumos, ajustes, talvez inovações, para o programa de Marcos Mion, o "Legendários". O acordo que saiu de lá surpreendeu: três personagens, que até tem certa visibilidade, estão, agora, fora da atração. Foram se resfriar na geladeira Jaque Khury, Gui Pádua e Marcelo Marrom (o Super-Tição).
A audiência, assim, não está agradando. Cogita-se mudança de horário, mudança de dia de exibição... as velhas mudanças. Quando se quer ficar lá no topo, marcando seu espaço, é complicado que haja sempre ajustes, aparentemente, ainda sem motivos.
O que ocorre é que os números do Ibope não geram, de imediato, tanto preocupação, ou não deveriam gerar. Mas, são estratégias, e só quem as praticam precisa entender mesmo.
No último sábado fizeram uma matéria muito interessante sobre a situação desastrosa de Alagoas com o membro Felipe Solari. Só que não é a cara do programa, precisam pegar um estilo e seguir nele. Ou a marca do programa vai ser sempre a repórter colorida lá?
Os três que estão fora agora sabem que legendários não somos todos nós.

Por falar em Record, no último texto foi falado sobre o "Repórter Record". Há informações muito recentes de que a emissora pretende voltar sim com o programa, seria apenas umas férias. Pra onde será que ele vai viajar?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Matéria cortada


Lucas Alves

A Rede Record, em uma fase na qual a audiência é o que conta, agiu de uma forma inesperada. Sabemos que os programas de reportagem da TV sofrem de um imediatismo, além de, lamentavelmente, serem previsíveis. Ou se fala de violência e saúde, quase sempre da mesma maneira, ou sobre a cobertura de algum assassinato famoso do ano. E ainda tem um aí que só fala de alimentação e bons costumes, coisas do gênero, em um tipo de programa que não cabe na atual conjuntura, não daquele jeito, não naquele horário, mas em que o exemplo se privilegia do meio onde está.
Enfim, o caso é que a emissora citada desistiu do jornalístico Repórter Record, após a atração diminuir seus índices e ela não será mais exibida, ao que se sabe, já à partir da próxima segunda-feira. Com a ida do "SBT Repórter" para o horário a concorrência, de certa forma, acirrou. O programa apenas caiu nos números, talvez fosse pelo assunto, mas já, por isso, foi tirado do ar. Precisamos de programas de qualidade, precisamos de informação emitida com responsabilidade. Não necessitamos de que nossas chances de aprendizado, de informação, sejam cortadas sem razão aparente, onde o que se vê é a busca por dígitos. Estamos em uma guerra e não sabemos onde isso vai parar.

sábado, 3 de julho de 2010

Jóias raras


Lucas Alves

O SBT quer mostrar que tem força em produção nacional de novelas. Como a próxima inédita ainda está em preparo ("Corações Feridos"), Silvio Santos resolveu mostrar que no passado a emissora já fez muita trama de qualidade.
Em uma decisão talvez exagerada, resolveu deixar 5 novelas no ar ao mesmo tempo. Explico: já temos "As Tontas não vão ao Céu", "Uma Rosa com Amor" e "Ana Raio e Zé trovão"; à partir de 12/07 as interessantes produções "Pérola Negra", com o agora global Dalton Vigh e Patrícia de Sabrit, e "Esmeralda", com Bianca Castanho e Cláudio Lins, estão de volta à programação (14:15h e 15:10 respectivamente). Assim, a antiga Tarde de Amor (onde há algum tempo eram exibidas tramas mexicanas) se torna uma tarde de jóias, como diz a própria divulgação da novidade.
A questão da qualidade não deve ser discutida, são novelas muito boas e merecem audiência. Se funcionar será um acerto, claro, mas se isso não acontecer, a imagem dos produtos pode ficar desgastada, é um risco.
E tem mais, com o fim de "Uma Rosa com Amor" em Agosto, durante o horário eleitoral obrigatório, será retransmitido, em capítulos compactados, o sucesso "Canavial de Paixões", em uma tentativa da TV do Baú de que o público não desacostume a ver as novelas no horário, já que a inédita deve estrear apenas em Outubro.