Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Esforços reunidos


Vem aí na Record a novela Rebelde, em sua versão brasileira. Calma, não precisa parar de ler este texto agora. Acontece que mesmo que inconsciente parece rolar um medinho na emissora de que a novela não pegue. O público brasileiro já conhece a história, e a fórmula já teve seu tempo de sucesso.
De certo modo é uma tentativa do canal de Edir Macedo de atualizar um sucesso, de abrasileirar e repetir um sucesso. Os protagonistas da trama estiveram ontem no Legendários, programa de Marcos Mion. Claramente foi uma tentativa de aproveitar o público que assistia à boa fase do programa "humorístico/jornalístico" para conquistar telespectadores. A novela estreia dia 21 de Março, às 19 horas, o primeiro e agora novo horário de novelas da emissora.
É uma aposta grande da Record, mas o risco de voltar com tramas no início das noites preocupa. Dizem que nem se sabe o que colocar antes da novela na grade de programação para mandar boa audiência para os capítulos que seguem. Pode ser um jornalístico ou o possível "Todo mundo odeia o Chris".
Enfim, com ex-protagonista de Malhação sendo um dos principais personagens (Michael Borges), a atração não vai poupar esforços da casa para que seja sucesso. Vão até distribuir prêmios ao público, e com certeza toda a equipe de apresentadores da Barra Funda está pronta para falar da trama.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vi no ar - Globo

video

Pessoal, novidade aí.
A gente sempre tem algo a dizer sobre a televisão.
Então, vamos dar as caras.
Nesse vídeo falei, para começar essa série, sobre a Rede Globo de Televisão.
O que vocês tem a dizer sobre isso?

Follow o blog @eutivinatv
Follow me @solucas_

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Uma Top


A história do "Olha Você" no SBT foi um tanto conturbada, mas, sem dúvidas, uma das marcas que o programa deixou foi Ellen Jabour. A moça que já havia passado pelo Vídeo Show foi uma grata surpresa como apresentadora na revista eletrônica da emissora de Silvio Santos.
Os fãs da atração sempre se mostraram insatisfeitos pelo desaparecimento da loira. Ninguém sabia se ela ainda era contratada da emissora. Até disseram que apresentaria uma nova versão do Programa Livre. Enfim, agora o que parece se confirmar é que Ellen Jabour é a mais nova contratada da MTV e irá apresentar o TOP 10, programa de clipes. Ela já tem casa e agora poderá mostrar seu talento e escancarar o brilho que as outras emissoras perderam.

(informação de site especializado)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Será nas madrugadas?


Lucas Alves

É, se o twitter @OficialAleFrota for realmente de Alexandre Frota, vem novidade por aí. O polêmico ator, que está participando do quadro "Os Opostos Se Atraem?" do Programa Eliana, tem dito sem meias palavras que estará com um programa novo já em Março.
Parece que o SBT lhe deu uma chance, provavelmente com um programa em alguma ou algumas madrugadas. É curioso o fato de que apenas essa fonte fala sobre tal atração, ninguém mais a comenta, ao menos por enquanto. Fato é que de todas as novidades do SBT em Março/Abril essa é aquela sobre a qual menos se sabe. Que tipo de programa será? Vale lembrar que Frota é o responsável pela Fazenda ter aparecido na Rede Record, atuou no Show do Tom e ainda teve participação no início do Legendários, de Marcos Mion. O que ele vai trazer pra gente?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O circo está armado


Lucas Alves

Tenho certeza que quem pensa o contrário vai me perdoar, mas sim, o Programa do Ratinho é um dos melhores programas da TV Aberta atual brasileira, e isso não é ruim. Acho até interessante essa percepção, pois a mesma atração já mereceu várias críticas e julgamentos em seus formatos anteriores.
Sendo apresentado às 21h30 o programa teve que se reiventar e ficar atento ao que agradava o público. Esperávamos, assim, baixaria e coisas do tipo, mas é, felizmente, o que menos vemos no circo do Ratinho. O apresentador está à vontade, teve tranquilidade para adequar o programa ao público e à concorrência. Aumentou a audiência do SBT no horário, porém ainda pretende ir mais longe a cada edição. É um programa que não se prende mais a fórmulas fixas, como anteriormente fazia apresentando DNA e Sonhos todos os dias. Agora é imprevisível, isso é interessante, pois se renova a cada dia. É um novo ar a cada noite, com brincadeiras, comédia e convidados interessantes. Muito bom.
Muitos não vão concordar, mas com certeza são aqueles que não conhecem a nova versão, e que não querem conhecer.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

VerTv - cinco anos


Lucas Alves

O programa VerTV, transmitido pela TV Brasil e pela TV Câmara, comemora cinco anos. O programa que discute a nossa televisão aberta, seus altos e baixos, e atitudes, começa os programas inéditos de 2011 neste domingo com a comemoração do aniversário da atração.
No programa especial, que foi gravado ontem, o apresentador Lalo Leal Filho mediou o debate em torno do tema "Os últimos dez anos da televisão brasileira e as perspectivas tecnológicas". Estavam presentes, além de estudantes de comunicação que formaram a plateia, os convidados Maurício Stycer (Uol), Thaís Naldoni (Terra Network) e Sérgio Euclides de Souza (Uniceub).
Eu estava presente, como estudante da área (e também aficionado pelo assunto), e no primeiro bloco discutiu-se Reality Shows. Notou-se que há muito o que falar sobre o assunto, o que forçou uma mudança no rumo da conversa para variar o tema. Falou-se então de conteúdo, da disseminação da audiência e do jornalismo esportivo, pontos que, sem dúvidas, marcaram a última década em nossa TV.
Foi uma tarde muito interessante, e os resultados você pode conferir já no próximo domingo, às 17 horas, na TV Brasil. Ou ainda na TV Câmara, na quarta-feira, 21h30. E há reprises por toda a grade de programação. É o programa VerTV, com Lalo Leal Filho.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Volta às aulas


Lucas Alves
O pessoal que trabalha em televisão não consegue evitar o saudosismo. E quando uma estratégia, uma urgência, faz com que mudanças sejam necessárias, muitas vezes é no que já foi sucesso que os programas de hoje vão buscar refúgio.
O caso desta vez atende pelo nome de Gugu. Para este ano ele resolveu apostar na velha escolinha de humoristas para mudar (pouco) seu programa de domingo. A velha fórmula, que já fez tanto sucesso na própria Record e principalmente na Rede Globo (aí com Chico Anísio), possivelmente estará de volta na atração do loiro, o novo professor. Personagens como Paulo Cintura e Patropi devem renascer nessa versão.
Fica claro que o fato da ideia não ter sido sucesso na Band, que apostou nisso a pouco tempo, não preocupa a emissora dos bispos. Eles são confiantes o suficiente para colocar o gênero em prática e investir para que funcione. Vamos ver se algo de novo vem por aí, ou ao menos algo atraente.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aperitivo


Lucas Alves

Caso de investigação? Cenas de Amor e Revolução, novela que estreia em Abril no SBT, foram parar no site Youtube. As cenas não apresentam uma sequência lógica, são variadas, como que sorteadas.
No início do acontecimento, com as primeiras postagens, parecia claro na visão de todos os pensadores do assunto que se tratava de divulgação disfarçada. Os "vazamentos" teriam sido propositais e bem articulados para gerar curiosidade no telespectador e para que fãs da emissora ramificassem e transmitissem as imagens. Plausível. Porém, o autor e parte do elenco da produção já desmentirem essa possibilidade no Twitter. Segundo eles, houve cópia das imagens e estão em busca de descobrir os responsáveis.
Não sei, se foi pensado ou não, funcionou como divulgação. A qualidade do que se tem é bastante interessante e o tema (ditadura) atrai. Há quem diga que garantir que foi furto e que as cenas vazaram é brincar com a inteligência do público e da crítica.
Já viram as cenas? São fáceis de achar.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Contra brothers?


Lucas Alves

Que atire o controle remoto quem nunca viu algum Big Brother Brasil. Por mais críticas que todos possamos fazer o programa não estaria na sua 11ª edição se não fisgasse o público.
A internet está cheia de embates e comentários de seguidores da atração, contra (violentamente ou não) aqueles que se orgulham em dizer que esse ano não sabe nada do programa. Como se saber o que acontece ali fizesse a pessoa ser menos inteligente, quase uma porta. Essa atitude não é nada mais do que uma necessidade de se sentir diferente e superior, em um ar cult mal compreendido.
Os participantes estão ali porque quiseram, e mais virão. Então já caem por terra críticas como coitados, são tão manipulados pela direção do programa. No mínimo todos sabem que a cada edição a desenfreada busca por superação de audiência vai fazer com que novas ideias sejam colocadas em prática. Algumas funcionam, outras não.
Nesse edição Ariadna, a transexual, parece ter deixado o jogo muito antes do que a emissora imaginava, o que provavelmente possibilitou a casa de vidro para que "alguém" retornasse à competição. Mas, quem o público escolheu para voltar foi Maurício, em uma clara intenção de que aconteça briga ou algo do tipo entre ele e Wesley, brother recém chegado que ficou com sua amada bbb.
O brasileiro gosta disso, de mexer, de decidir o destino de quem está ali. E quantos gostariam de estar lá. Programas do tipo sempre mexem com o telespectador e pelo que podemos ver, com inovações ou não, sempre mexerão.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Troca-se aqui


Lucas Alves

A troca de atores entre Globo e Record continua. E não deixa de ter seus pontos interessantes.
A novela Insensato Coração, entre participações especiais e elenco fixo, tirou da dita principal concorrente pelo menos quatro figuras marcantes para tal emissora. São elas: Gabriel Braga Nunes (o antagonista principal da novela das nove), Tuca Andrada, Lavínia Vlasak e Petrônio Gontijo.
A Rede Record, garantindo querer ampliar seu casting (e talvez globalizá-lo?), ignorou a baixa em seu elenco costumeiro e contratou ontem Betty Lago, peça marcante na Globo em novelas de Carlos Lombardi, como Uga Uga e Pé na Jaca. Ela possivelmente será uma empregada orgulhosa na próxima novela das dez da emissora dos bispos.
Ainda parece que a nova novela das sete da emissora dos Marinho tirou da Record o ator André Bankoff. Ele, que foi protagonista de Bicho do Mato, deve participar de Morde e Assopra, de Walcyr Carrasco, como um apaixonado por dinossauros.
É, nada parece tão seguro e garantido nas redes de TV quando a briga por audiência, por orgulho e por perfis próprios entra em jogo. Algumas contratações e notícias que surgem são curiosas e inesperadas. Mas não é nada ruim quando uma mexida aqui ou ali inova e quebra com a rigidez própria de um outro canal e de suas atrações. O que ainda virá pela frente? Certamente não será pouca coisa.

(imagem: blog pinheiroemfoco)