Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Infanto falta


Lucas Alves

Os maravilhosos anos 90. Em um instante nostálgico me lembro agora dos programas infantis que, invadindo revistas ou o guarda-roupas, mantinham as crianças em um mundo separado, você pode dizer que de sonhos.
Hoje olho para a TV e sinto falta de um verdadeiro programa infantil, mas infantil como eu conheço. Faz falta a plateia, faz falta o foco educativo, fazem falta a música e a competição. Atualmente tem-se a impressão de que os bebês já nascem espertos demais, mais adultos que os adolescentes do passado.
Me disseram esses dias que as crianças não teriam mais paciência para o tipo de atração que me dá saudade, a verdadeiramente feita para elas, como antigamente se fazia. Pode até ser, porém a questão é que são educadas para não se encantarem mais por cores e brincadeiras. Temos os mini-adultos. Me mostre uma criança. A Maísa? Quase não mais.
Não estou dizendo aqui que um ou outro formato seja melhor ou pior. Contudo, acredito que a forma como tudo isso aparecia nos velhos tempos fez toda a diferença para toda a formação daquela geração.
É sim interessante que brinquedos sejam dados, mas também que se ensine a brincar. É necessário que se mostre desenhos. E que se ensine a desenhar. A TV é uma parte importante da infância, indiscutivelmente. O que falta é ser feita para crianças. Lembra de Chiquititas?

4 comentários:

  1. Lembro sim Lucas, e lembro como aquelas histórias nos ensinavam lições de vida. Inclusive,plantavam na nossa cabeça a ideia de viver sem os pais. Educativos mesmo...
    Quanto a hoje, eu realmente não sei qual a forma mais adequada de comunicar para as crianças. Lembra da Xuxa e sua nave eespacial? Um monte de criança esperava ancioso por esse momento. Hoje não, ela tira e põe programa no ar e ninguém acha graça nenhuma. Triste fim da tv para baixinhos.

    ResponderExcluir
  2. Lembro sim e hoje falta programas infantis mesmo que se preste e acho que não estão nem ai também, as criaçada hoje em dia também ja nascem querendo jogar no playstation ou acessar a internet em um pc,,, ahuahauha

    Tecnologia revolucinando os interesses das crianças... :p

    ResponderExcluir
  3. Eu era criança na decada de 80 e agora depois de velho hahahahaha comecei a baixar tudo que é desenho daquela época, hahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Claro, fez parte da minha feliz infância. Pra mim todos crianças deviam correr, brincar e gritar em pensar em crescer. Por que ser "grande" é chato demais. Abraços

    ResponderExcluir