Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Sessenta breves anos


Lucas Alves

Não é fácil escrever um texto para marcar os 60 anos da TV Brasileira. Não é simples, para um filho de poucos desses anos, falar sobre esse sucesso.
Discorrer sobre tudo de bom, de criativo, que deu as caras durante esses anos? Eu não saberia nem a metade. Jogar palavras ao vento criticando os pontos negativos? Não, aniversário não é feito para isso.
Seja para quem é fã ou para quem apenas assiste uma ou outra vez, o dia de hoje é especial. É a data em que mais uma vez lembramos de um Chacrinha que não conhecemos mas de quem ouvimos falar, sentimos falta de programas da Angélica ou da TV Cruj.
Tento hoje imaginar os anos de maiores sucessos dos monstros dos programas de hoje. Pensaríamos diferente sobre Hebe, Silvio Santos, Raul Gil, Lima Duarte, Regina Duarte, Fernanda Montenegro, se os conhecessemos desde o início de suas carreiras?
O programa que eu me lembrar poderá não ser o mesmo que passará pela sua memória agora ou hoje, mas com certeza todos temos algo que nos aproximou desse objeto nos apresentado por Assis Chateaubriand. Sentimos raiva de algum vilão de novela, escolhemos uma opção nos programas de perguntas e respostas, temos um desenho animado preferido e conhecemos alguém que tentou cozinhar algo como Ana Maria Braga.
São sessenta anos. Muita coisa mudou. Muita gente continua. E é maravilhoso. É um mundo de criação, de adaptação, de notícias e boatos, muito interessante. Que, com todos os problemas e detalhes que sempre precisarão ser revistos, a nossa TV cresça, vença da sua maneira a provável e já presente disputa com a Internet, e continue nos fazendo companhia, nos envolvendo e nos entretendo, este que é o seu papel. Parabéns!

5 comentários:

  1. Uma pena que hoje em dia quase nao temos mais programas infantis para crianças como a TV Colosso, Sitio do Pica-Pau Amarelo, entre outros que divertiam sem precisar apelar demais.
    As novelas de hoje entao...desde a das 18:00hrs ja contem cenas de nudez, casais se agarrando na cama.
    Hoje fica dificil controlar o que nossos filhos veem.
    Saudades da tv de antigamente!


    www.bellezapoemesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a TV brasileira pelo seu dia!
    Amei o post e a forma que vc escreveu. Foi realmente uma retrospectiva, nos fez pensar nos momentos que a Tv brasileira marcou as nossas vidas com suas diversas programações.
    Um forte abraço. Me visita tb?
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A TV é realmente uma invenção interessante!
    Pena que seja mais para o entretenimento do que para a educação (real) das pessoas.
    O antropólogo Canclini, ouviu de um TV brasileira, quando estava aqui no Brasil, que o nível que eles esperavam do telespectador era de uma pessoa com nivel mental de 6 anos!
    A TV, então, faz sua programação para a idade mental de uma criança, na pré-infancia!!!
    Uma pena que seja assim...
    http://felipedesouza-psicologo.blogspot.com/

    ResponderExcluir