Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Você topa?


Lucas Alves

Se não me engano, Justus já sofreu com essa atração. Silvio Santos, pelo que me lembro, dava trabalho para O Aprendiz com seu Topa Ou Não Topa. Hoje, logo após Ana Raio e Zé Trovão, está de volta o jogo das maletas, agora com a apresentação de Roberto Justus.
No segundo projeto do empresário no SBT o que se busca é a manutenção da boa relação com os patrocinadores (que já ocorria com 1 contra 100) e agradar o público, tornando-se um sucesso também de audiência. O apresentador passou por visíveis melhoras durante a atração anterior e agora parece estar mais preparado, animado e à vontade para se dedicar a essa competição que mexe com o telespectador.
Um outro plano de Roberto Justus, o reality O Grande Desafio, fica adiado até o momento em que o SBT liberar, afinal é um mega-processo, recheado de viagens e prêmios. Já o de hoje, o palpável, começa daqui a pouco. Confira.

O Último Passageiro


Lucas Alves

Ao melhor (espero) estilo Passa ou Repassa/Curtindo Uma Viagem de ser, estreia neste Domingo, às oito da noite, na RedeTV, o programa O Último Passageiro. A atração, com suas disputas, parece ser interessante. Seria legal se ela cumprisse o papel desses citados programas que fazem falta na TV.
Claro que ainda não vi o programa, porém as expectativas são boas. Não sei sobre a estrutura que a emissora oferecerá ao trabalho nem sobre a desenvoltura de Mario Frias como apresentador. Ele parece ter sido uma boa aposta para levar bem esse projeto. Acho que vale à pena conferir, só espero não me decepcionar como aconteceu com O Formigueiro, da Band, detalhado aqui em outro texto.

domingo, 22 de agosto de 2010

Em produção


Lucas Alves

Após a bem sucedida Uma Rosa Com Amor, que acendeu o interesse real da emissora de Silvio Santos pelas telenovelas, Tiago Santiago, seu autor, já começa os trabalhos de sua próxima produção. Com previsão de estreia para março do ano que vem, provavelmente a trama será ambientada nos tempos da ditadura militar. O que se tem hoje nos estúdios do SBT são as gravações da novela Corações Feridos, de Íris Abravanel, com estreia agendada para logo após o fim do Horário Político e, assim, o também fim da novela que está no ar no horário, Canavial de Paixões.
Trouxe aqui uma das fotos que já está tomando conta da Internet. Pelo que se sabe está aí retratado o cenário da casa da família rica de Corações Feridos. É aguardar!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cadê o gigabyte?



Lucas Alves

Passam calças coloridas, passam camisetas em gola V e a Malhação termina. Hoje foi ao ar o último capítulo da temporada 2010 parte 1 (agora tem partes). Fiuk não deve passar junto. Ele conseguiu ser o ponto de destaque da quase-novela. Não estou defendendo, muitos menos indo contra ele. A questão é que, estrategicamente e falando de fama, a Globo conquistou com ele os pontos do público jovem do ano.
Sobre audiência parece que o episódio de hoje não agradou. Mas as esperanças estão direcionadas para a próxima segunda-feira, quando estreia a nova fase da trama, com o elenco totalmente renovado. A história? Com diferenças sociais, conflitos esperados e tudo mais, acho difícil inovar. Uma banda? Quem sabe.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vinte e nove anos



Lucas Alves

No dia que a TV Mais Feliz do Brasil comemora 29 anos de sucesso, trago aqui meu testemunho, digamos assim, da visita que fiz recentemente aos estúdios aqui do SBT Brasília.
Quatro amigos, estudantes da Universidade de Brasíia, fomos conhecer e acompanhar os trabalhos da emissora local. Foi uma manhã incrível, onde um sonho começou a ser realizado. Enfim, fomos muito bem recebidos, nos surpreendemos com a estrutura, a qual esperavamos ser menor do que de fato é, afinal tem poucos anos de funcionamento.
De lá saíram sorrisos, fotos, conversas e planos. Um dia muito interessante que divido com vocês aqui e agora. Já para o SBT, desejo sucesso sempre e que o público sinta também essa cumplicidade do canal que se aproxima do brasileiro.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Uma paixão



Lucas Alves

Os comentários do autor Silvio de Abreu sobre o desenrolar da trama Passione realmente me chamam a atenção. Para muitos telespectadores ainda sei que a novela parece estranha, confusa, mas o idealizador parece ter pleno controle da situação. Não assistindo a trama todos os dias as palavras do criador, ditas por aí, me deixam ainda mais curioso. Bem, o que se disse é que um personagem já morreu na trama e ninguém percebeu! Como assim? Que intriga em nossas cabeças foi essa que nos deixou de olhos fechados para tal perda? A questão da minha curiosidade, na verdade, não é quem, mas como ele conseguiu deixar isso, por enquanto, passar despercebido ao público. Outra informação é que, para a história não parecer óbvia e previsível, haveria um personagem, até então bonzinho, que seria o real vilão principal da trama, responsável por manipular Clara e Fred (personagens de Mariana Ximenes e Reinaldo Gianecchini).
Me intriga essa criatividade, uma capacidade instigante de criar nós e dissolvê-los na história que se escreve. Será mesmo que, no ar, tudo sairá tão interessante assim?

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Assiste-se


Lucas Alves

Proponho que saiamos do factual. Partiremos agora para uma pequena análise da TV aberta que você assiste ou indiretamente acompanha.
A TV que nos acorda e nos faz dormir pode ser vista como grotesca? Há quem diga que futebol e jornal é o que salva o "bom padrão" do que se assiste. Para os que defendem a visão de que a guerra por audiência transforma o entretenimento das emissoras em futilidade e informações passageiras, sugiro que reflitam.
Seja na novela ou no telejornal, nos intervalos comerciais ou na transmissão dos jogos de futebol, todas nossas atrações são dominadas, como metaforicamente quase tudo na atualidade, pela publicidade e, assim, pela compra. Sabendo que não se pode fugir disso, é radicalismo achar que necessariamente isso precisa ser sempre ruim.
Há quem se divirta com programas de auditório. Um crachá de burro não precisa, por isso, ser pendurado em seu pescoço. E a boa música? Não chega na TV? Saia do conforto e de um certo senso-comum dos cults de pensar que apenas livros e filmes são sinônimos de inteligência.
Você pode apontar o que é inteligência? O que faz um programa de TV ser inteligente? Quem assiste? Quem faz?

sábado, 14 de agosto de 2010

Clima nervoso



Lucas Alves

Na nossa TV programas não precisam ser inovadores, em totalidade, para fazerem sucesso quando são lançados. A Fazenda marcou espaço em sua primeira edição e a segunda se repousou no sucesso da anterior. Agora, a Rede Record está organizando, para Setembro, o terceiro empreendimento rural.
Até aí nenhuma novidade. O que acontece é que a Rede Globo não pode arriscar pagar para ver se a empreitada realística tocará os telespectadores. Antes tentaram emplacar a volta do No Limite. Não funcionou. A aposta agora é voltar com Hipertensão. Boninho contará com Glenda Kozlowski (interessante) e reportagem de Geovana Tominaga (atual Video-Show) para alavancar a onde de realitys da emissora "A".
Aqui está uma situação complicada. Programas com vários participantes que juntos enfrentam provas por um prêmio em dinheiro já cansaram. A aposta na apresentação já citada é o que há de mais inesperado. Nesse ponto pode estar a glória ou o fracasso da atração.

(Fonte: NaTelinha)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Segura o Tchan


Lucas Alves

No último Domingo o Programa do Gugu surpreendeu ao trazer de volta o grupo É O Tchan. Foi realizado, inesperadamente, o concurso para escolher as novas dançarinas da ressureição do grupo sucesso dos anos 90.
A base do conjunto estará de volta em uma tentativa de repetir o sucesso de anos atrás, de músicas que todos temos na cabeça até hoje. O interessante foi o apresentador recorrer a um ponto que antes era disputa entre ele e Faustão (SBT X Globo) e hoje, esquecido, foi para a Record.
Novidade é que no próximo programa o novo grupo já se apresenta, e com a nova música de trabalho. Um grupo erguido pela mídia volta para a mídia. Vai ser sucesso?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Grande garoto


Lucas Alves

"Mamãe eu quero, mamãe. Mamãe eu quero mamar." Essa música é perfeita para o momento. Dando uma informação inútil aqui aproveito para comentar que os personagens da TV são passageiros. Sim, Silvio Santos está beirando os 80, Dercy já morreu e Priscila, Maísa e Yudi não serão crianças para sempre.
Aliás, é sobre esse último que trato aqui. Informações dão conta de que o baixinho, cantor, dançarino, apresentador, aparentemente criança, com 18 anos recém completados, não esperou nada para encarar a vida de adulto. Tudo indica que o jovem indefeso está namorando uma linda mulher. Mulher, não sua amiga e parceira de programa. A citada seria Camila Braga, vista na internet como musa do Santos.
Fala aí se não parece bonitinho e meloso? Deve estampar a capa de revistas de fofoca? Esse blog não é pra isso. Reflita sobre o assunto e ficarei feliz.

(Fonte: Thiago Rocha)

sábado, 7 de agosto de 2010

Esperança para crianças



Lucas Alves

Ano passa, um novo vem, e o Criança Esperança está aí de novo. Na minha infância adorava assistir o programa. Esse gênero de atração que trás o show, as luzes, união de artistas, sempre me agradou. Com o tempo, cansei ou não tive mais tempo de assistir. Se fosse um final de semana todo talvez funcionasse melhor nesse sentido.
A questão é: no próximo sábado, 14/08, a Rede Globo leva ao ar mais uma vez essa campanha da solidariedade, onde as operadoras de telefone e as crianças saem ganhando. Interessante a notícia que rola por aí: Xuxa, por não concordar com o formato que será apresentado, já informou que não pretende participar dessa vez. Apenas aparecerá na publicidade do evento, emprestará sua imagem aos comerciais.
Mas, e aí, você já sabe o número?

(Fonte: OPlanetaTV)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sem cultura


Lucas Alves

É o fim dos telejornais e dos programas de entretenimento na TV Cultura. Você acompanha algo nessa emissora? A resposta não importa nesse momento. Acontece que a emissora parece ter desistido diminuir seus braços e cortar pessoal. Ao que tudo indica pensa-se até mesmo em vender o patrimônio e transformá-lo em coprodutora. O público assim, lamentavelmente, perde mais um meio.

(Fonte: OPlanetaTV)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bons dias e companhias


Lucas Alves

A infância dos anos 90 passou e, infelizmente, aquilo que dava certo não funciona mais. De todos esses anos faz parte o programa Bom Dia e CIA, que completou ontem, dia 02 de Agosto, no SBT, 17 anos. Inicialmente educativo, passando por anos regados a cartas de telespectadores e seus desenhos (não animados), hoje a atração leva de um maneira interessante, porém já batida e até cansativa, prêmios para a criançada. Abrindo portas para um grau de consumismo, mas que apenas pode refletir a atualidade, o programa é o preferido do público infantil. Me diz aí, é o único?