quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
O ano e um apresentador
Lucas Alves
Se o Troféu Imprensa de Melhor Apresentador não for para Rodrigo Faro ficarei surpreso. O ano de 2010 foi dele. Celso Portiolli também não ficou atrás, porém o "dança gatinho" alavancou os índices da Rede Record, foi além do esperado. Além do Ídolos, que ainda faz uma diretoria contente.
Faro mostrou que lidar com a plateia e com o pessoal de casa pode ser algo muito mais próximo e descontraído. Foi sucesso. Entretanto, tenho que dizer, como um avô ranzinza, que tudo tem limite.
Aos moldes do que fazem com A Fazenda, a Rede Record não sabe mais de onde sugar O Melhor do Brasil. O programa já foi arrastado pela grade horária do Sábado e, pelo que eu li por aí, com as férias do Legendários o programa do novo dançarino de sucesso será esticado até algo próximo da meia-noite. Quem sabe coloquem um concurso de danças para ocupar tanto tempo assim no ar, pode ser.
A opinião do público sobre as danças de Faro é dividida. Ouço e leio muitas críticas, mas a audiência elevada diz o contrário. O povo gosta, um povo gosta. Fato é que o artista, mais que apresentador, soube se virar nos 30 e agradar. Agora querem deixar esse sucesso por horas e horas. Vamos ver até que ponto o público vai suportar. E o Faro também, ele tem visão, vai saber a hora de mudar. Não vai?
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Novos ares para uma estrela
Lucas Alves
Hebe deixa oficialmente o SBT. Não cabe aqui um apanhado histórico dos seus quase 25 anos de história na emissora, cabe sim uma reflexão sobre o significado desta despedida.
Outros astros deixaram a casa e foram vistos, inclusive por mim, como traidores. Não consigo encarar o caso da Hebe como exemplo disto. Com ela não, com ela é diferente. Alguém com a experiência dela na TV não caminharia com passos errados, não agiria com nenhum sentimento que passasse perto da vingança contra o empresário Silvio Santos. É verdade que este precisa de um apoio por estar passando por uma fase difícil. Porém, ele não soube valorizar a amiga Hebe Camargo.
Ela não era dentro da TV Mais Feliz do Brasil apenas uma funcionária, ela, como outros, era a cara da emissora! Silvio perde mais um alicerce.
Não dá para negar que toda essa situação é uma oportunidade para o SBT se reencontrar e se atualizar ao limite do que o público espera e reclama. Entretanto alguns detalhes precisam se manter quando passamos por mudanças. Há bases, há essências. Hebe se sentiu desprestigiada e resolveu mudar. Vai levar a alegria de viver que só ela sabe ter.
Em seu último programa no SBT, Hebe cantou e parecia que aquele som era direcionado. Não parecia, era. Era sua mensagem para uma casa de tantos anos, para um amigo patrão tão complexo e contraditório, mesmo que inegavelmente talentoso. Imaginando a decepção pela qual Hebe teve que passar para decidir sair, termino esse depoimento, mais do que um texto.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Sucesso de roça!
Lucas Alves
Uma produção amadurecida e um grupo bem escolhido. Aí estão os motivos do sucesso que foi a terceira edição de A Fazenda.
Desde o princípio já percebi que seria interessante, os participantes eram bem diferentes. Havia pessoas que o público nunca imaginou ver em um reality show, o que causou curiosidade, gerando audiência.
Considerando o inegável sucesso da primeira Fazenda, mesmo que talvez simplesmente por ter sido a primeira, essa terceira foi a melhor. Possivelmente acompanhei menos do que qualquer outra, porém foi a exibição em que mais ouvi comentários.
Brito Jr. realmente não empolga muito, mas o programa crescido depois de duas edições conseguiu fisgar o público e dar a vitória dessa vez para alguém que, inicialmente, não é um contratado da Record.
A quarta edição, como o apresentador disse ontem no Hoje em Dia, já está garantida. Um certo BBB aí já está tendo que inventar novidade a cada ano para não perder público, será que a propriedade em Itú já terá que apelar também? Vamos ver.
domingo, 12 de dezembro de 2010
80 anos
Lucas Alves
A maior casa dos artistas comemora hoje um dia especial. Silvio Santos comemora 80 anos sendo o maior ícone da TV. Um homem e um sonho, um homem e a dedicação.
Hoje é o dia que todos envolvidos com televisão reconhecem a grandeza e o talento deste, que é, indiscutivelmente, o maior comunicador do Brasil. Humilde, talvez até tímido quando se trata de si mesmo, é um ídolo.
Os jovens dizem que não, mas reconhecem por fim que domingo é silvio santos. Os fãs perdem os cabelos de preocupação com a programação e o Silvio, simplesmente, faz. Ele é único. Ele pode. E é por isso que a gente gosta.
Nos mostrou o show que é o milhão e, assim, nos fez sonhar como ele sonhou com a realização pessoal. Mesmo adulto alegrou crianças levando-as ao parque de domingo. Nos instigou com o peão da casa própria, com o resultado da roda ou com a final de concursos em que gente brilhava. Os aviõezinhos, especiais, não conseguem ser repetidos em nossas casas, talvez falte a magia, o clima ideal.
Silvio Santos, somos teus seguidores, teus pupilos, teus telespectadores, teus maiores fãs, teus admiradores, somos tantos outros grupos que acompanham seu trabalho. Não tenha dúvida, nunca estará sozinho.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Nova Global?
Lucas Alves
Hebe grava nos próximos dias ou já gravou sua participação em um programa da Rede Globo. Quando um apresentador de qualquer emissora aparece em outra sempre é interessante, mas dessa vez a curiosidade é maior.
Provavelmente no domingo 26/12 Hebe vai estar no palco do Domingão do Faustão para receber uma homenagem. Tudo indica que Antônio Fagundes entregará em mãos à apresentadora o prêmio Mário Lago, dedicado a grandes personalidades da TV Brasileira.
O interessante é que dizem que Hebe estaria insatisfeita no SBT e com um desejo suave de ir para a toda-poderosa. Inclusive tal situação teria apoio de setores da emissora do Primeiro Lugar. Eu não tenho dúvidas de que, mesmo sendo problema de audiência no SBT, se passasse a ser global Hebe seria líder nos números. Se isso acontecesse alguém na Anhanguera seria forçado a notar que o problema nem sempre é o programa, mas sim uma certa instabilidade em seus horários e formatos.
Se tal mudança de casa acontecesse na vida da loira seria interessante para a nossa televisão. Será?
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Louca Anhanguera
Lucas Alves
O SBT foi jogado no centro da mesa. No centro das atenções, as notícias sobre a emissora se atropelam. O que dizem agora é que Silvio Santos pretende diminuir consideravelmente o salário de Carlos Alberto de Nóbrega, seu amigo de longos anos, e de Hebe Camargo, a apresentadora de maior prestígio da emissora.
O mestre da praça teria sido visto chorando nos bastidores. Até há a possibilidade de que ele já tenha conversado com a RedeTV e proposto um passeio da Praça. Hebe também não ficou nada satisfeita. Mais uma vez seu programa está mudando de horário (mas também não há outra opção) e ainda querem cortar metade do seu salário! Ela não tem razão para aceitar isso mesmo. Silvio é muito sábio, suas qualidades são inegáveis, porém não valoriza seus apresentadores, e pior, não valoriza seus amigos.
Quem sou eu para falar o que o senhor SS deveria fazer. Mas, na atual fase da emissora, essas pessoas que ele está deixando de lado são quem ele mais precisa ter por perto. Tudo isso pode ser fofoca, mas e o fundo de verdade que sempre existe?
Chega de casseta
Lucas Alves
Sempre achei que a Rede Globo devia ter algum tipo de pacto ou dívida com o pessoal do Casseta e Planeta Urgente que a impedisse de largar esse programa dito humorístico. Se já houve graça, faz um tempo que ela não integra o grupo.
Acontece que, segundo informações de bastidores, os próprios membros teriam resolvido acabar com o programa. Em 2011, depois das habituais férias durante a exibição do BBB, a atração não deve mais voltar na telinha. O grupo estaria seguindo para outros projetos. Pode ser até que aparecem em outros programas da casa (o que seria estranho, meio que fora do lugar).
Gostei de ideia. Casseta e Planeta Urgente é o programa mais sem-graça que se propõe ser de comédia. Será que é verdade ou uma manifestação da vontade de algum fofoqueiro?
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Rasteira
Lucas Alves
Não achava correto falar aqui mais uma vez do SBT, porém acabei de ter uma surpresa nada agradável. Escolhido como apresentador no novo programa policial da emissora já à partir da próxima segunda-feira, Luiz Bacci foi anunciado como novo apresentador da Rede Record. Passa a integrar o grupo de jornalistas da emissora e provavelmente vai apresentar o telejornal que fazia concorrência com o seu atual (SBT Rio).
Nada contra o homem buscar novos desafios, novos caminhos, porém a situação não é tão simples. Ele sempre se mostrou fã da rede de Silvio Santos, sempre foi crítico com relação às outras emissoras. O SBT, passando por momentos um pouco complicados,
precisaria de profissionais que vestissem de fato a camisa da emissora e entrassem de corpo e alma no grupo que não pouparia esforços para reerguer a TV mais feliz do Brasil. Luiz Bacci, simplesmente, não é essa pessoa.
Claro, que ele tenha sucesso profissional pelo trabalho que fizer, mas sua saída da emissora que o fez crescer não foi na melhor hora, nem perto disso. Lealdade é algo que se tem ou não, alguns não tem. Aliás, me declaro curioso pelo fato do perfil de Cynthia Benini (jornalista do SBT) ter parabenizado o apresentador. No geral, decepção profissional.
(Foto: Internet)
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Escolha errada?
Lucas Alves
Com a negativa de Cabrini à proposta do jornalístico no horário das 18h, o SBT, em cima da hora, se vê sem saída. Um programa do gênero precisa estar no ar na próxima segunda e a solução foi tapa-buraco.
O Boletim de Ocorrências, um telejornal meio perdido e emergencial, vai ficar com todo a hora das seis. Nada contra Joyce Ribeiro, mas não é disso que a emissora precisa para a disputa que gostaria de travar. Com a queda de uma opção não deveriam ter pensado nessa, que nem era pra ser uma das alternativas.
Quem sabe dê certo? Acho difícil. Simplesmente o B.O. às 18h não é feito para funcionar. É como se não existissem meios, possibilidades de sucesso, de atratividade. Teremos surpresas?
sábado, 20 de novembro de 2010
Aviões estacionados?
Lucas Alves
Muita gente pergunta sobre o destino do SBT. Silvio Santos vai passar a pedir de volta os avioezinhos que já jogou?
A confusão financeira que se instalou no Banco Panamericano, empreendimento do apresentador, gerou discussões, fofocas e até previsões dignas de cartomantes. O SBT será vendido? Não, acho que não. A essência da emissora seria trocada, adulterada. Seria uma outra coisa, uma das outras coisas, podemos dizer.
Aos 80 anos o Sr. Abravanel (Silvio Santos) se propõe mais um desafio: reerguer um império e transformar a crise em apenas mais um obstáculo vencido.
Como disse Moacyr Franco no Programa do Ratinho exibido ontem, a casa está unida para superar os problemas e esse diferencial (a força e a garra de cada funcionário) é quem vai vencer essa batalha.
Quem conhece a história de vida do homem do microfone no peito sabe que tudo isso aidna será motivo de piada, de descontração. Quem sabe até vire novela?
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Novas ocorrências.
Lucas Alves
Uma ideia na cabeça para virar solução. O departamento de jornalismo do SBT resolveu escalar Roberto Cabrini para apresentar um programa policial no horário das 18h. Ainda não se sabe a resposta do apresentador, mas não há duvidas de que, aceitando, ele continuará comandando o atual Conexão Repórter.
Será que Datena já está preocupado com a notícia? O Ratinho violento ele conseguiu amançar, já o Cabrini é um tanto mais firme.
Então, é aguardar para conferir. Dia 29/11 a grade do SBT muda para melhor atender ao público, mais uma tentativa.
Retrocesso?
Lucas Alves
Ele está de volta. Dia 29 de Novembro, provavelmente, o Programa do Ratinho volta para o horário de onde nunca deveria ter saído. Ou talvez até tenha sido bom sair para não desgastar o programa.
Caso é que agora a ordem no SBT parece ser focar na criatividade. Não exatamente criar novos programas, mas mostrar que a direção reconhece o que foi sucesso e o que o público, espera-se, quer ver. A partir daí, refazer, comunicar com o telespectador.
Ratinho das 6 da tarde nao é o mesmo Ratinho do passado. O público acostumado com entretenimento e auditório do sbt, agora, no fim da noite, espera um programa simplesmente desprovido de seriedade, que deixe de lado grandes discussões e apenas divirta. Precisamos rir de coisas bobas, para quem enxerga atrações do tipo como fúteis, ridículas, digo que todos precisamos do ridículo uma vez ou outra.
Não dá para negar o espaço que o programa deixou no ar quando parou de ser transmitido. Com um pouco de bom senso e com preocupação pela vontade do telespectador, é possível que o novo/velho Programa do Ratinho, concorrendo com a novela das oito, possa trazer alegrias à TV mais feliz do Brasil.
Havendo erros ou acertos estaremos aqui para comentar.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
De novo
Lucas Alves
É confortante quando aparecem tramas inovadoras, programas criativos, na TV brasileira. Infelizmente não é sempre que isso acontece.
Hoje, por exemplo, falo do contrário. Ontem, assistindo Tititi e Passione, comentei que situações que estavam ocorrendo nas histórias já eram tão antigas, tão repetidas e óbvias. Aí podem me dizer que são coisas que podem ainda acontecer na vida real, e assim justificar a exibição na novela. Tudo bem, mas nem sempre a vida real também é tão interessante como queremos ver na TV.
Em Tititi a personagem Marcela, vivida por Isis Valverde, está sendo chantageada para casar sem vontade com seu antigo amor e pai do seu filho. Sem graça. Porém, como essa é, hoje, a melhor novela exibida, ainda acredito que o final ou o desenrolar dos fatos não serão tão óbvios e desinteressantes.
Já em Passione, Diana, interpretada por Carolina Dieckmann, foi chantageada por Melina para não se casar com Mauro e na cena em que a vilã humilha a heroína ela fica calada, com medo de revelar a chantagem e prejudicar o amado. Sem graça. Espero que essa também inove no decorrer do problema.
É isso. Falta novidade. Quando aparecem inovações extremas, como Os Mutantes, ninguém sabe o motivo.
(foto livremente tirada da Internet)
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Ausência
Lucas Alves
Segundo jornalistas que cobrem os bastidores da TV, a Rede Record teria liberado Gugu para ir ao Teleton. Ele que não quis ir.
Se isso for verdade a Record demonstrou segurança, afinal nenhum sentimento parecido com ciúmes a impediu de permitir que o filho passasse na casa dos pais. Mas qual a razão que teria feito o apresentador se negar a participar da atração?
Acredito que mergulhar na causa apoiada pelo projeto e, assim, ajudar as crianças da AACD, como fez durante tantos anos, seja algo muito importante, algo que passaria por cima de qualquer possibilidade de retaliação na volta do loiro à sua antiga emissora.
Por outro lado, imagino que sim, para ele deve ser difícil voltar ao SBT. Por vários motivos. Ele pode passar pelo arrependimento, ir até um orgulho e parar na saudade.
Para mim que assisti o Teleton ele realmente não fez falta, entretanto precisamos lembrar que, depois do Silvio Santos, Gugu sempre foi a presença mais aguardada durante as horas de exibição da maratona.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Teleton 2010
Lucas Alves
É hoje, por volta das 23h, que começa a maratona da solidariedade. O Teleton aguarda sua doação para apoiar de uma maneira cada vez melhor os pacientes da AACD.
O brasileiro não tem o costume de doar, assiste o programa como se fosse mais um e, mesmo com todos os artistas repetindo e repetindo os números, a atitude de pegar o telefone custa acontecer. Somos milhões de brasileiros. Um real de cada um resultaria em um montante incrível, porém utópico. Mas, vou falar mais uma vez os telefones que mais tocarão neste fim de semana.
Para doar R$ 5,00 ligue para 0500 12345 05
Para doar R$ 10,00 ligue para 0500 12345 10
Para doar R$ 30,00 ou mais ligue para 0800 775 2010
ou ainda mergulhe na era virtual e doe pelo site www.teleton.org.br
Todos de mãos dadas sabendo curtir essa festa.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
A trama
Lucas Alves
Sempre que comento aqui sobre o programa "A Liga" me baseio em elogios. Uma galera sem amarras com propostas fechadas de jornalismo que conseguem levar reportagens de um jeito mais leve, mesmo tratando de um assunto sério. Porém hoje me surpreendi.
Informação não confirmada, naturalmente, mas dizem que a atração estaria tentando gravar com jovens bandidos organizando para que eles apareçam vestidos em armas. Jovens mesmo. Até dinheiro estaria envolvido nessas negociações. Se isso for verdade, que jornalismo é esse?
Custo acreditar na veracidade desta informação, tanto por não precisarem disso quanto pela boa imagem que a produtora e os apresentadores do programa tem com o público. Entretanto esta notícia gera discussões e reflexões. Em quem podemos confiar?
(Fonte:Uol)
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Saindo com 74
Lucas Alves
O Tico Santa Cruz saiu da Fazenda? Tudo bem que não acompanho o programa, mas essa notícia me surpreendeu. Até onde eu sabia ele era um dos preferidos. O que mudou a opinião das pessoas? Ou eu que não compreendi o jogo?
Com 74% dos votos o cantor foi eliminado do reality. O cara parecia ser o mais centrado, o mais correto. Repito: até onde eu sabia. Aí vem a curiosidade de sempre e que é instigante: o que agrada, de fato, o público brasileiro? Essa galera (diria Justus) surpreende.
Eu não tinha mesmo entendido o motivo de um cantor como ele participar de um programa de exposição como o citado, então agora tudo parece mais normal. O glu-glu de Sérgio Malandro levará mesmo os R$ 2 milhões?
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Sabendo tirar proveito
Lucas Alves
É bonito ver a amizade entre os programas de TV. A Fazenda é um típico exemplo de quem não quer fazer sucesso sozinho. Antes o Hoje em Dia se baseava no reality para alavancar seus índices de audiência. Agora parece que ali isso acabou ou diminuiu.
Quem recebe um impulso atualmente com a casa dos peões é o Programa do Gugu. O loiro tem comemorado boa repercussão de seu programa, graças ao programa de Brito Jr. Seus fatos e eliminados passeiam pelo dominical e colaboram com o parceiro da emissora.
Mas parece que nem tudo são sorrisos e alegrias no Legal Domingo de Gugu. Informações dão conta de que as relações dos bastidores sempre passam por turbulências. Um diretor teria jogado seu crachá no chão e pedido para sair. Consegue colocar "sorte no jogo, azar no amor" nesse contexto? Saudade da passarela do Vildomar Batista.
Sai um, entra outro.
Lucas Alves
A televisão é interessante, sempre há um ponto para mudar, para testar, para ver no que dá. O SBT decidiu, sabe-se lá o motivo, tirar César Filho da apresentação do Boletim de Ocorrências para colocar Rodolpho Gamberini. Os dois são ótimos jornalistas, mas o primeiro estava indo muito bem desde que começou a substituir Joyce Ribeiro e a audiência estava correspondendo.
Foi interessante ver o falado homem da voz mais bonita da atual televisão comandando um telejornal que instiga opinião do apresentador. Então, me diga você: qual a razão de mexer em time que está ganhando? Tudo bem, talvez não havia sido uma grande vitória anteriormente, mas, ao que se sabe, hoje já houve diminuição nos números de audiência com a nova apresentação. E os números de audiência? Dá para confiar neles?
domingo, 10 de outubro de 2010
Sem espaço para caninos
Lucas Alves
Talvez sinta muita falta dos dois cachorrinhos que tive que entregar e me distanciar durantes esses anos, mas você também não acha que um quadro em um programa de TV que faz uma seleção dos bichinhos toda semana é um tanto chato?
Chego a me desanimar quando começa o Domingo Legal e o Celso já chama, como abertura do programa, o TOP Cães. Poxa, que sem graça. Me apoiava na desculpa de que o programa fazia isso para manter o público infantil que estava acompanhando o Chaves anteriormente. E deve ser isso. Mas aí vem o GUGU em seu programa e faz o mesmo no meio da tarde! Gente, se consegue-se audiência assim é mais um motivo para eu não entender o público brasileiro. Os 5 cachorros mais bonitos, os 10 cachorros mais indicados para apartamento. Nem no TV Animal esse seria um bom quadro. Que tal um pouco mais de criativade?
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Quem vai matar?
Lucas Alves
O brasileiro agora tem mais uma oportunidade para usar sua criatividade, sua malícia e observação para descobrir quem é o vilão do país. Com a audiência em crescimento, a novela Passione começa na próxima semana sua fase "quem matou".
Já é uma situação conhecida dos telespectadores da Rede Globo, porém ainda acho interessante. Como as histórias são outras, o contexto é diferente. E o público se envolve, de qualquer forma. Parece que no Fantástico deste Domingo a emissora vai tocar no assunto, pretendendo deixar o telespectador curioso. Algumas mortes serão pensadas e levadas como possíveis ao público, contudo a verdadeira só será conhecida no capítulo da próxima segunda.
É a trama que todos acompanham e que fisgam a plateia. A mágica da história.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Um ou dois?
Lucas Alves
O tubo da nossa Televisão, além de ser uma caixinha de surpresas, ainda guarda muitos mistérios. Situações acontecem e seus motivos são ignorados por grande parte do público. Quem iria querer saber sobre isso? Por que não iriam querer saber?
A questão intrigante é a seguinte: qual a razão de existir "Carrossel Animado" e "Bom Dia e CIA" seguidos na programação semanal do SBT? Para quem não sabe as duas atrações seguem a mesma linha, o primeiro passa por pouco tempo no início das manhãs e o segundo se extende pelo resto da manhã e pequena parte da tarde. E para quem sabe sobre o que estou dizendo tenho certeza de que já se perguntaram o mesmo.
Já fiquei me perdendo em explicações. Seria por causa de alguma programação local, que, com suas alterações, não precisaria cortar um programa ao meio, mas sim deixaria de passar um para passar o outro? Me parece a razão mais esperada. Porém ainda não soube de alguma afiliada que faça isso. O programa que juntasse os dois ficaria muito extenso e ilegalmente trabalhoso para os apresentadores? Sei lá, já viajei.
Eu vejo tudo isso como um desperdício de nome e de desenho, afinal o horário ocupado pelo primeiro programa poderia ser usado para outro tipo de atração. Estão pensando sobre isso lá, mas estão assim: apenas pensando, sempre. Mudanças radicais, revolucionárias e, principalmente, duradouras e eficazes, seriam muito bem-vindas.
sábado, 18 de setembro de 2010
Sessenta breves anos
Lucas Alves
Não é fácil escrever um texto para marcar os 60 anos da TV Brasileira. Não é simples, para um filho de poucos desses anos, falar sobre esse sucesso.
Discorrer sobre tudo de bom, de criativo, que deu as caras durante esses anos? Eu não saberia nem a metade. Jogar palavras ao vento criticando os pontos negativos? Não, aniversário não é feito para isso.
Seja para quem é fã ou para quem apenas assiste uma ou outra vez, o dia de hoje é especial. É a data em que mais uma vez lembramos de um Chacrinha que não conhecemos mas de quem ouvimos falar, sentimos falta de programas da Angélica ou da TV Cruj.
Tento hoje imaginar os anos de maiores sucessos dos monstros dos programas de hoje. Pensaríamos diferente sobre Hebe, Silvio Santos, Raul Gil, Lima Duarte, Regina Duarte, Fernanda Montenegro, se os conhecessemos desde o início de suas carreiras?
O programa que eu me lembrar poderá não ser o mesmo que passará pela sua memória agora ou hoje, mas com certeza todos temos algo que nos aproximou desse objeto nos apresentado por Assis Chateaubriand. Sentimos raiva de algum vilão de novela, escolhemos uma opção nos programas de perguntas e respostas, temos um desenho animado preferido e conhecemos alguém que tentou cozinhar algo como Ana Maria Braga.
São sessenta anos. Muita coisa mudou. Muita gente continua. E é maravilhoso. É um mundo de criação, de adaptação, de notícias e boatos, muito interessante. Que, com todos os problemas e detalhes que sempre precisarão ser revistos, a nossa TV cresça, vença da sua maneira a provável e já presente disputa com a Internet, e continue nos fazendo companhia, nos envolvendo e nos entretendo, este que é o seu papel. Parabéns!
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Outro quarto
Lucas Alves
Imagine se você fosse diretor de um programa de TV e reconhecesse no olhar dos telespectadores todo um desânimo causado pela falta de novidades da sua atração. Seria desagradável, não é mesmo? Isso refletiria na audiência, no faturamento e, consequentemente, nos comentários sobre o que se vê.
Pois bem, pense agora na preocupação com esse tipo de situação que atormentam aqueles seres humanos que levam reality-shows nas costas. Falo hoje de "A Fazenda 3" (de novo).
Dizem por aí que terá uma novidade em tal tesouro da Rede Record. Acontece que a novidade será só para a Record, já que quarto branco já deu as caras no BBB e inspirou o Solitários (do SBT). A "casa da tapera" será um ambiente separado onde ficarão os indicados à eliminação. Um ajuste aqui e outro ali e as coisas parecem inovadores na televisão.
Mas é natural. Quando se aceita o desafio de fazer edições e edições de um mesmo programa se assume a obrigação de trazer algo à mais em cada novo trabalho. Quando não se inventa, melhora-se.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Companhia de cada dia
Lucas Alves
Você acha que a criatividade passa longe das novelas do Brasil? É daquelas pessoas que criticam nossas produções por confiar que umas são cópias das outras e que tudo é previsível?
Que tal uma trama que comece no dia 1º de Janeiro e termine no dia 31 de Dezembro, ao vivo? Isso mesmo, o final talvez feliz teria sua companhia na ida para a festa da virada do ano. Inovador? Digo mais: para essa novela ter os completinhos 365 capítulos, ela teria que ser transmitida incansavelmente todos os dias do ano, inclusive aos domingos! Seria interessante, mas não arriscaria imaginar aqui o resultado.
Você não pode dizer que essa ideia não é totalmente revolucionária, televisionalmente falando. Tal loucura não foi pensada por mim. Um diretor da Rede Globo, Luíz Fernando Carvalho (da novela Esperança, por exemplo), levou essa proposta para a direção da Rede Globo. Porém, ao que se sabe, a emissora não estaria disposta a reformular tanto suas tradições.
Seria antropológico. A história se tornaria a história do público, seria sua vida. Poderia fazer um estrago, mas seria um estudo criticavelmente interessante. Eu apostaria na ideia!
(Fonte: NaTelinha)
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Entre o velho e dinossauros
Lucas Alves
Quando Tiago Santiago queimou a cabeça para levar à frente "Os Mutantes", a Rede Record, mesmo com o sucesso, recebeu inúmeras críticas. A trama, que está sendo reprisada, chegou a não ser vista por alguns como novela.
Mas, o que dá certo aqui, não dá certo ali, o que se critica se conserta e a Rede Globo pretende lançar uma ficção pra lá de diferente. Dinossauros e mulheres robôs serão as apostas da próxima novela das sete da emissora. Sempre que os primeiros colocados tentaram inovar, seu tradicional público não compreendeu a mensagem, o que causou baixa audiência. Foi assim com "Tempos Modernos" e "Bang-Bang".
Só que dessa vez o autor é Walcyr Carrasco. O caro coleciona sucessos e tem uma receita para escrever histórias que agradam o telespectador. Será que ele conseguirá também mudar essa cara da Globo, essa imagem tradicional? Será que com o criador de "Caras e Bocas" e "Alma Gêmea" a fantasia pode passar a ser bem-vinda na emissora comandante? É aguardar para conferir.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Infanto falta
Lucas Alves
Os maravilhosos anos 90. Em um instante nostálgico me lembro agora dos programas infantis que, invadindo revistas ou o guarda-roupas, mantinham as crianças em um mundo separado, você pode dizer que de sonhos.
Hoje olho para a TV e sinto falta de um verdadeiro programa infantil, mas infantil como eu conheço. Faz falta a plateia, faz falta o foco educativo, fazem falta a música e a competição. Atualmente tem-se a impressão de que os bebês já nascem espertos demais, mais adultos que os adolescentes do passado.
Me disseram esses dias que as crianças não teriam mais paciência para o tipo de atração que me dá saudade, a verdadeiramente feita para elas, como antigamente se fazia. Pode até ser, porém a questão é que são educadas para não se encantarem mais por cores e brincadeiras. Temos os mini-adultos. Me mostre uma criança. A Maísa? Quase não mais.
Não estou dizendo aqui que um ou outro formato seja melhor ou pior. Contudo, acredito que a forma como tudo isso aparecia nos velhos tempos fez toda a diferença para toda a formação daquela geração.
É sim interessante que brinquedos sejam dados, mas também que se ensine a brincar. É necessário que se mostre desenhos. E que se ensine a desenhar. A TV é uma parte importante da infância, indiscutivelmente. O que falta é ser feita para crianças. Lembra de Chiquititas?
Essa é a nossa praia
Lucas Alves
O lugar certo na hora certa. Eu, em casa, pela manhã, inesperadamente, vejo no Hoje em Dia, da Rede Record, um quadro muito interessante. Dizem que a emissora está muito bem no jornalismo, mas realmente não esperava ver o que vi.
Um quadro chamado "Essa é a sua praia" me causou uma grata surpresa: dois participantes, neste momento em que escrevo, estão concorrendo à uma bolsa de estudos para estudar Jornalismo. Os dois acabaram de apresentar um mini-telejornal ao vivo, vivendo toda a emoção e adrenalina de um verdadeiro âncora. Muito interessante, uma sacada gloriosa do programa.
Em uma rápida pesquisa pela internet me pareceu que o quadro está passeando pelas profissões e, a cada período, trabalha um sonho, um futuro, de um telespectador. Gostei muito de conferir essa atitude do Hoje em Dia. O que o jovem precisa hoje é viver o que pretende ser, é ter exemplo, é saber que tem gente que o vê.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Os pêsames
Lucas Alves
Assustador. É a terceira vez que, passeando pelos canais de tv, vejo Sônia Abrão citando mortes em seu programa. Sim, não é sempre a mesma, são três mortes diferentes.
Já virou piada na internet, já deu comentários, porém não imaginei que era algo tão intenso. Desde a época da entrevista feita ao vivo, por ela, com o sequestrador de Eloá Pimentel, que fui obrigado a esquecer os bons serviços prestados pela apresentadora no antigo Falando Francamente (SBT).
Falemos de vida e alegria na TV pessoal! Vamos benzer a moça?
A Palmirinha
Lucas Alves
Você conhece Palmirinha? É uma senhora artista muito simpática que até pouco tempo era contratada da TV GAZETA. Seu nome tem estado muito presente nas notícias sobre televisão desde que deixou a emissora.
O caso é que há quem afirme que tal nome seria a salvação pensada pela Globo para o Mais Você. O que posso dizer é que quem confirma isso também diz que Ana Maria Braga não estaria muito feliz em dividir sua atração. O Louro José teria uma tia?
A discussão implícita em toda essa especulação é interessante: o que acontece com o tradicional programa da Ana que não tem tido mais fôlego para vencer o Fala Brasil, da Rede Record? Eu particularmente, até por uma tradição da infância, prefiro o primeiro.
É bem verdade que não tenho assistido, mas ainda não entendi o que fez as pessoas que estão em casa nessa hora trocarem de canal. A rede dos bispos está passando por uma maré de sorte?
Ainda dizem que o destino de Palmirinha será o SBT e que o parceiro de Ana, pela vontade do diretor Boninho, seria Olivier Anquier (ex-Tudo-a-ver da Rede Record). Nada como o nada confirmado mundo da TV Aberta.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Você topa?
Lucas Alves
Se não me engano, Justus já sofreu com essa atração. Silvio Santos, pelo que me lembro, dava trabalho para O Aprendiz com seu Topa Ou Não Topa. Hoje, logo após Ana Raio e Zé Trovão, está de volta o jogo das maletas, agora com a apresentação de Roberto Justus.
No segundo projeto do empresário no SBT o que se busca é a manutenção da boa relação com os patrocinadores (que já ocorria com 1 contra 100) e agradar o público, tornando-se um sucesso também de audiência. O apresentador passou por visíveis melhoras durante a atração anterior e agora parece estar mais preparado, animado e à vontade para se dedicar a essa competição que mexe com o telespectador.
Um outro plano de Roberto Justus, o reality O Grande Desafio, fica adiado até o momento em que o SBT liberar, afinal é um mega-processo, recheado de viagens e prêmios. Já o de hoje, o palpável, começa daqui a pouco. Confira.
O Último Passageiro
Lucas Alves
Ao melhor (espero) estilo Passa ou Repassa/Curtindo Uma Viagem de ser, estreia neste Domingo, às oito da noite, na RedeTV, o programa O Último Passageiro. A atração, com suas disputas, parece ser interessante. Seria legal se ela cumprisse o papel desses citados programas que fazem falta na TV.
Claro que ainda não vi o programa, porém as expectativas são boas. Não sei sobre a estrutura que a emissora oferecerá ao trabalho nem sobre a desenvoltura de Mario Frias como apresentador. Ele parece ter sido uma boa aposta para levar bem esse projeto. Acho que vale à pena conferir, só espero não me decepcionar como aconteceu com O Formigueiro, da Band, detalhado aqui em outro texto.
domingo, 22 de agosto de 2010
Em produção
Lucas Alves
Após a bem sucedida Uma Rosa Com Amor, que acendeu o interesse real da emissora de Silvio Santos pelas telenovelas, Tiago Santiago, seu autor, já começa os trabalhos de sua próxima produção. Com previsão de estreia para março do ano que vem, provavelmente a trama será ambientada nos tempos da ditadura militar. O que se tem hoje nos estúdios do SBT são as gravações da novela Corações Feridos, de Íris Abravanel, com estreia agendada para logo após o fim do Horário Político e, assim, o também fim da novela que está no ar no horário, Canavial de Paixões.
Trouxe aqui uma das fotos que já está tomando conta da Internet. Pelo que se sabe está aí retratado o cenário da casa da família rica de Corações Feridos. É aguardar!
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Cadê o gigabyte?
Lucas Alves
Passam calças coloridas, passam camisetas em gola V e a Malhação termina. Hoje foi ao ar o último capítulo da temporada 2010 parte 1 (agora tem partes). Fiuk não deve passar junto. Ele conseguiu ser o ponto de destaque da quase-novela. Não estou defendendo, muitos menos indo contra ele. A questão é que, estrategicamente e falando de fama, a Globo conquistou com ele os pontos do público jovem do ano.
Sobre audiência parece que o episódio de hoje não agradou. Mas as esperanças estão direcionadas para a próxima segunda-feira, quando estreia a nova fase da trama, com o elenco totalmente renovado. A história? Com diferenças sociais, conflitos esperados e tudo mais, acho difícil inovar. Uma banda? Quem sabe.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Vinte e nove anos
Lucas Alves
No dia que a TV Mais Feliz do Brasil comemora 29 anos de sucesso, trago aqui meu testemunho, digamos assim, da visita que fiz recentemente aos estúdios aqui do SBT Brasília.
Quatro amigos, estudantes da Universidade de Brasíia, fomos conhecer e acompanhar os trabalhos da emissora local. Foi uma manhã incrível, onde um sonho começou a ser realizado. Enfim, fomos muito bem recebidos, nos surpreendemos com a estrutura, a qual esperavamos ser menor do que de fato é, afinal tem poucos anos de funcionamento.
De lá saíram sorrisos, fotos, conversas e planos. Um dia muito interessante que divido com vocês aqui e agora. Já para o SBT, desejo sucesso sempre e que o público sinta também essa cumplicidade do canal que se aproxima do brasileiro.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Uma paixão
Lucas Alves
Os comentários do autor Silvio de Abreu sobre o desenrolar da trama Passione realmente me chamam a atenção. Para muitos telespectadores ainda sei que a novela parece estranha, confusa, mas o idealizador parece ter pleno controle da situação. Não assistindo a trama todos os dias as palavras do criador, ditas por aí, me deixam ainda mais curioso. Bem, o que se disse é que um personagem já morreu na trama e ninguém percebeu! Como assim? Que intriga em nossas cabeças foi essa que nos deixou de olhos fechados para tal perda? A questão da minha curiosidade, na verdade, não é quem, mas como ele conseguiu deixar isso, por enquanto, passar despercebido ao público. Outra informação é que, para a história não parecer óbvia e previsível, haveria um personagem, até então bonzinho, que seria o real vilão principal da trama, responsável por manipular Clara e Fred (personagens de Mariana Ximenes e Reinaldo Gianecchini).
Me intriga essa criatividade, uma capacidade instigante de criar nós e dissolvê-los na história que se escreve. Será mesmo que, no ar, tudo sairá tão interessante assim?
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Assiste-se
Lucas Alves
Proponho que saiamos do factual. Partiremos agora para uma pequena análise da TV aberta que você assiste ou indiretamente acompanha.
A TV que nos acorda e nos faz dormir pode ser vista como grotesca? Há quem diga que futebol e jornal é o que salva o "bom padrão" do que se assiste. Para os que defendem a visão de que a guerra por audiência transforma o entretenimento das emissoras em futilidade e informações passageiras, sugiro que reflitam.
Seja na novela ou no telejornal, nos intervalos comerciais ou na transmissão dos jogos de futebol, todas nossas atrações são dominadas, como metaforicamente quase tudo na atualidade, pela publicidade e, assim, pela compra. Sabendo que não se pode fugir disso, é radicalismo achar que necessariamente isso precisa ser sempre ruim.
Há quem se divirta com programas de auditório. Um crachá de burro não precisa, por isso, ser pendurado em seu pescoço. E a boa música? Não chega na TV? Saia do conforto e de um certo senso-comum dos cults de pensar que apenas livros e filmes são sinônimos de inteligência.
Você pode apontar o que é inteligência? O que faz um programa de TV ser inteligente? Quem assiste? Quem faz?
sábado, 14 de agosto de 2010
Clima nervoso
Lucas Alves
Na nossa TV programas não precisam ser inovadores, em totalidade, para fazerem sucesso quando são lançados. A Fazenda marcou espaço em sua primeira edição e a segunda se repousou no sucesso da anterior. Agora, a Rede Record está organizando, para Setembro, o terceiro empreendimento rural.
Até aí nenhuma novidade. O que acontece é que a Rede Globo não pode arriscar pagar para ver se a empreitada realística tocará os telespectadores. Antes tentaram emplacar a volta do No Limite. Não funcionou. A aposta agora é voltar com Hipertensão. Boninho contará com Glenda Kozlowski (interessante) e reportagem de Geovana Tominaga (atual Video-Show) para alavancar a onde de realitys da emissora "A".
Aqui está uma situação complicada. Programas com vários participantes que juntos enfrentam provas por um prêmio em dinheiro já cansaram. A aposta na apresentação já citada é o que há de mais inesperado. Nesse ponto pode estar a glória ou o fracasso da atração.
(Fonte: NaTelinha)
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Segura o Tchan
Lucas Alves
No último Domingo o Programa do Gugu surpreendeu ao trazer de volta o grupo É O Tchan. Foi realizado, inesperadamente, o concurso para escolher as novas dançarinas da ressureição do grupo sucesso dos anos 90.
A base do conjunto estará de volta em uma tentativa de repetir o sucesso de anos atrás, de músicas que todos temos na cabeça até hoje. O interessante foi o apresentador recorrer a um ponto que antes era disputa entre ele e Faustão (SBT X Globo) e hoje, esquecido, foi para a Record.
Novidade é que no próximo programa o novo grupo já se apresenta, e com a nova música de trabalho. Um grupo erguido pela mídia volta para a mídia. Vai ser sucesso?
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Grande garoto
Lucas Alves
"Mamãe eu quero, mamãe. Mamãe eu quero mamar." Essa música é perfeita para o momento. Dando uma informação inútil aqui aproveito para comentar que os personagens da TV são passageiros. Sim, Silvio Santos está beirando os 80, Dercy já morreu e Priscila, Maísa e Yudi não serão crianças para sempre.
Aliás, é sobre esse último que trato aqui. Informações dão conta de que o baixinho, cantor, dançarino, apresentador, aparentemente criança, com 18 anos recém completados, não esperou nada para encarar a vida de adulto. Tudo indica que o jovem indefeso está namorando uma linda mulher. Mulher, não sua amiga e parceira de programa. A citada seria Camila Braga, vista na internet como musa do Santos.
Fala aí se não parece bonitinho e meloso? Deve estampar a capa de revistas de fofoca? Esse blog não é pra isso. Reflita sobre o assunto e ficarei feliz.
(Fonte: Thiago Rocha)
sábado, 7 de agosto de 2010
Esperança para crianças
Lucas Alves
Ano passa, um novo vem, e o Criança Esperança está aí de novo. Na minha infância adorava assistir o programa. Esse gênero de atração que trás o show, as luzes, união de artistas, sempre me agradou. Com o tempo, cansei ou não tive mais tempo de assistir. Se fosse um final de semana todo talvez funcionasse melhor nesse sentido.
A questão é: no próximo sábado, 14/08, a Rede Globo leva ao ar mais uma vez essa campanha da solidariedade, onde as operadoras de telefone e as crianças saem ganhando. Interessante a notícia que rola por aí: Xuxa, por não concordar com o formato que será apresentado, já informou que não pretende participar dessa vez. Apenas aparecerá na publicidade do evento, emprestará sua imagem aos comerciais.
Mas, e aí, você já sabe o número?
(Fonte: OPlanetaTV)
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Sem cultura
Lucas Alves
É o fim dos telejornais e dos programas de entretenimento na TV Cultura. Você acompanha algo nessa emissora? A resposta não importa nesse momento. Acontece que a emissora parece ter desistido diminuir seus braços e cortar pessoal. Ao que tudo indica pensa-se até mesmo em vender o patrimônio e transformá-lo em coprodutora. O público assim, lamentavelmente, perde mais um meio.
(Fonte: OPlanetaTV)
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Bons dias e companhias
Lucas Alves
A infância dos anos 90 passou e, infelizmente, aquilo que dava certo não funciona mais. De todos esses anos faz parte o programa Bom Dia e CIA, que completou ontem, dia 02 de Agosto, no SBT, 17 anos. Inicialmente educativo, passando por anos regados a cartas de telespectadores e seus desenhos (não animados), hoje a atração leva de um maneira interessante, porém já batida e até cansativa, prêmios para a criançada. Abrindo portas para um grau de consumismo, mas que apenas pode refletir a atualidade, o programa é o preferido do público infantil. Me diz aí, é o único?
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Na era da internet
Lucas Alves
Quer acompanhar a série Grey's Anatomy sem ter que assistir a TV sem criatividade e estabilidade que você tanto critica? A oportunidade está aí. O SBT, próximo ao seu aniversário de 29 anos, lança uma novidade. A partir da próxima segunda-feira (02/08), o site da emissora disponibilizará um capítulo da segunda temporada da série por dia, cada um disponível por 48 horas e com versão dublada e original.
O projeto, tocado por Renata Abravanel, filha de Silvio Santos, surge como ideia para turbinar o site da emissora, nessa era dos internautas da qual todos fazemos parte.
Em breve a novidade se estende ao jornalismo, com edições completas, e às novelas da casa. Agora é conferir!
(Fonte: Daniel Castro)
A terceira Fazenda
Lucas Alves
E a Record vai insistir com a Fazenda. E o curioso é que não acho difícil que seja sucesso. A terceira edição está deixando telespectadores interessados bem afoitos por descobrir quem serão as "celebridades" que irão sofrer tais privações inovadoras.
Pelo que se diz na internet (e nessa época muito chute acontece, então não precisa acreditar) é que o ex-jogador Viola (quem?), o ator Sérgio Abreu (ex- Globo, Record e SBT), Carlos Carrasco (maquiador), Sérgio Malandro e Monique Evans devem participar.
Entre tais nomes, o de Sérgio Abreu me surpreende. Tal exposição não combina com o ator, com o estilo que tem apresentado em seus trabalhos. Seria melhor ir fazer novela.
Brito Jr. está próximo, batendo à sua porta.
Estréia hoje!
Lucas Alves
Logo mais à noite a Band estreia o programa "Busão do Brasil", sob o comando de Edgar Picolli. Doze participantes viajarão por vários estados brasileiros, passando por provas e eliminações, para tentar buscar em São Paulo, em Outubro, R$ 1 milhão.
Prêmio gigantesco e proposta interessante para a emissora. O apresentador, que já tem uma facilidade com programas jovens, estará, nas sextas-feiras, ao vivo, mostrando, direto de São Paulo, os pontos fortes da semana dos competidores.
Inovador? Talvez não, mas merece um crédito, pois vai depender do clima que se instalar, dos participantes, entre muitos outros pontos. Enfim, é hoje, na Band.
(Fonte: OPlanetaTV)
domingo, 25 de julho de 2010
O Formigueiro
Lucas Alves
Essa é a vez de Marco Luque. Hoje, domingo, em um horário que a Band não costumava entrar na disputa por audiência, às 19 horas, estreia seu programa O Formigueiro.
Da mesma produtora do programa CQC, a atração também tem como base o humor. Com o lema "aconteça o que acontecer, faremos você se sentir bem", acontecerão provas com famosos, entrevistas e demonstrações científicas. Parece bem legal, a faixa horária também é interessante. Uma disputa boa vem por aí. Não podemos esquecer que essa produtora levantou a Band (ainda com A Liga) e tem nosso voto de confiança!
(Fonte: Adjorisc)
Sequestro e produto
Lucas Alves
Ontem, sábado, o jornalista Roberto Cabrini surpreendeu pelo Twitter. Ele, que comanda o "Conexão Repórter" (SBT), disse que ficou, juntamente com seu produtor e seu cinegrafista, dois dias sequestrado pelas FARC, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Mesmo assim, a reportagem sobre a guerrilha foi produzida.
De acordo com Cabrini, o crime não foi revelado antes pra não atrapalhar o desenvolvimento da reportagem.
A matéria especial sobre as FARC deverá ser exibida em duas ou três semanas.
(Fonte: NaTelinha)
Quem chega mais rápido leva
Lucas Alves
O que se vê no Programa do Gugu (Rede Record) é a tentativa de se ver mais próximo do público, de seus interesses, e isso é muito bom. Nessa ideia a atração tem citado com muita frequência Justin Bieber, o novo astro teen das paradas musicais e do coração das adolescentes.
Tirando da gaveta atitudes do passado Augusto Liberato pretende até montar uma banda de garotos com franjas e cabelo redondo.
Acontece que Eliana (SBT) foi mais rápida. Não vai criar novos sucessos da rádio, não é isso. Ela conseguiu uma entrevista com o garoto, coisa que o loiro concorrente está tentando dia após dia. Em breve esta matéria deve ir ao ar e enquanto isso o convite para participar do programa da concorrência ainda não pôde ser feito.
Assinar:
Postagens (Atom)