Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Assiste-se


Lucas Alves

Proponho que saiamos do factual. Partiremos agora para uma pequena análise da TV aberta que você assiste ou indiretamente acompanha.
A TV que nos acorda e nos faz dormir pode ser vista como grotesca? Há quem diga que futebol e jornal é o que salva o "bom padrão" do que se assiste. Para os que defendem a visão de que a guerra por audiência transforma o entretenimento das emissoras em futilidade e informações passageiras, sugiro que reflitam.
Seja na novela ou no telejornal, nos intervalos comerciais ou na transmissão dos jogos de futebol, todas nossas atrações são dominadas, como metaforicamente quase tudo na atualidade, pela publicidade e, assim, pela compra. Sabendo que não se pode fugir disso, é radicalismo achar que necessariamente isso precisa ser sempre ruim.
Há quem se divirta com programas de auditório. Um crachá de burro não precisa, por isso, ser pendurado em seu pescoço. E a boa música? Não chega na TV? Saia do conforto e de um certo senso-comum dos cults de pensar que apenas livros e filmes são sinônimos de inteligência.
Você pode apontar o que é inteligência? O que faz um programa de TV ser inteligente? Quem assiste? Quem faz?

5 comentários:

  1. Maravilhoso.

    Você desengasgou um bando de coisa que está entalada em minha garganta há muito tempo. Não entendo esse comportamento de que só o alternativo é bom, de que só o profundo e depressivo é sábio, de que só uma meia dúzia por pensar diferente - é capaz de pensar.

    O que faz um programa inteligente? O que faz uma pessoa inteligente? E até onde ser um grande pensador é sempre vantagem? Às vezes, invejo minha vizinha da frente que só se preocupa com o jantar e com o andamento da novela. Tem dias em que tenho certeza que ela é mais feliz que eu - que vivo angustiada com as mazelas do mundo e desgraceiras dos documentários. E o gênio sou eu, né?

    ResponderExcluir
  2. A TV pode sim ser uma sinônimo de inteligência, dependendo do que o espectador se enteressa em assistir. No meu caso por exemplo gosto muito de Jornais...

    ResponderExcluir
  3. a verdade é que a TV é uma manipuladora de mentes, e que na maioria das vezes é perda de tempo!

    ResponderExcluir
  4. Verdade, o que faz um programa de tv ser inteligente?Ácho que é fazer as pessoas terem consciência dos assuntos da atualidade e causar debates, opiniões, e não apenas ficar vendo artistas participando de brincadeiras idiotas...
    Para bens pelo blog, estou seguindo.
    Se quiser, conheça o meu http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O patrão manda. Na tevê nada é assim tão diferente. A quem diga que o mundo das "novelas" é mágico, mas devem tomar cuidado uma hora ou outra essa magia hiponotizará. Não dá para abrir os olhos para um aparelho de vista para o mundo e se fechar para o mesmo.

    Dá um pulo na minha janela depois, abraços.

    ResponderExcluir