Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Apelo visual


Terminou ontem a primeira semana da novela Rebelde, da Record. A audiência seguiu crescente e deve ter agradado a emissora.
Desde a feia Betty (não lembro o nome da versão brasileira) que foi possível notar que na Record as adaptações de tramas da Televisa teriam um ponto particular: não seriam uma simples cópia. Na emissora dos bispos as tramas mexicanas sofrem uma reformulação e não seguem à risca o original. A novela adolescente que está começando tem muitos momentos que são quase integralmente fiéis ao texto primeiro, porém tem algo totalmente novo: a edição.
Talvez com a novela Malhação no inconsciente, essa versão de Rebelde dá muito valor ao estético. A estrutura visual dessa novela é claramente diferente da sua irmã do México. Aqui ela está mais infantil, mais baseada em tentativas, quem sabe até mais tecnológica. No decorrer das cenas surgem quadrinhos, divisões de tela, pausas ritmadas, tudo dando um ar jovem e possivelmente inovador ao todo.
Será que isso é ruim? O público brasileiro da nova versão é o mesmo da anterior ou com a nova cara se alcança um novo público? Será que alterações na imagem e no roteiro seguem uma linha ou são apenas uma desenfreada tentativa de se desvincular do que já era conhecido? Não sei, mas parece que o brasileiro está gostando do que está aí.

4 comentários:

  1. adorei o blog principalmente o assunto que aborda segue lá to te seguindo
    www.sentimentares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. nem assisto essa novela....nada haver eee

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é muuito bom, já tive aqui outras vezes, agora essa novela, sinceramente falando...Prefiro nem falar!

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu nem gosto de assistir essa novela, mais ate onde eu ja percebi, ela e menos chata do que imaginava que seria

    ResponderExcluir